(19) 3481.9200
25/05/2018

Educadores participam de seminário final sobre PNAIC

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental, tem em São Pedro um grupo específico de educadores, atualmente formado por 41 professores da educação infantil e 59 professores educadores. Na quinta-feira, 24, o grupo reuniu-se para um seminário final e apresentação de resultados.

Os orientadores de estudos do grupo de São Pedro são, na Educação Infantil, a professora Pricila Soares; no Ensino Fundamental as professoras Doralice Zinni, Sandra Baltieri e a coordenadora local, Samanta Bontorim. Toda a equipe do programa recebeu capacitação das Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp e da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar, em encontros que totalizaram 40 horas de estudo.

Para os coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores, os encontros periódicos aconteceram nos meses de novembro e dezembro de 2017 e fevereiro a maio de 2018, totalizando 130 horas de formação, distribuídas em momentos presenciais, atividades on line e em práticas no exercício da função.

São Pedro atende atualmente na educação infantil, Pré I e Pré II, 840 alunos – a maioria em período integral.

As ações realizadas nos encontros apoiam as práticas de alfabetização e letramento, promovem a reflexão das práticas pedagógicas e asseguram o acompanhamento das ações propostas pelo programa.

As práticas estão também em consonância com o Plano Municipal de Educação e com a Base Nacional Comum Curricular, com o desenvolvimento de ações que destacam a importância do desenvolvimento dos direitos de aprendizagem na educação infantil onde é preciso possibilitar aos alunos o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Do evento de quinta-feira também participaram a secretária municipal de Educação, Cleia Rivero, a formadora estadual Suzana Rodrigues dos Santos e a professora Karina Nisticó, que apresentou um relato de experiência vivida em sala de aula. Houve também exposição dos trabalhos realizados nas unidades escolares no período da realização do programa.

 

Translate »