(19) 3481.9200
07/09/2018

Desfile de 7 Setembro em São Pedro mostra história das escolas

Com a participação estimada de 5.000 pessoas entre integrantes dos 38 grupos – formados por escolas municipais, estaduais, particulares e instituições públicas e privadas – e público, o Desfile Cívico da Independência em São Pedro aconteceu na manhã desta sexta-feira, com saída do espaço da Feira do Produtor e encerramento na praça Gustavo Teixeira, local em que ocorreu também a execução de hinos e pronunciamento de autoridades.

Organizado pela Prefeitura de São Pedro, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e de Educação, o desfile teve como tema “A escola faz história” e destacou atividades realizadas pelos patronos e pelas unidades escolares.

“São Pedro faz uma homenagem ao Brasil com este desfile, com respeito à pátria e aos cidadãos”, disse o prefeito Helinho Zanatta. Ele agradeceu o empenho de todos pela realização do evento e destacou os bons resultados obtidos pelo município no Ideb, índice que mede o aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática. “São Pedro bateu, em 2017, a meta estabelecida para 2021 e por isso parabenizo o trabalho excepcional dos educadores”, disse, acrescentando que “a educação é a única forma de mudarmos para melhor o país”.

O prefeito Helinho Zanatta também destacou outras conquistas de São Pedro, como a Estação de Tratamento de Esgoto, prevista para entrar em pleno funcionamento em 2019, investimentos no tratamento e distribuição de água, ações na saúde, como a recuperação da Santa Casa, construção de novas unidades de saúde e aquisição de um tomógrafo, em investimento, só na aquisição deste equipamento, de R$ 1 milhão. “São Pedro está na vanguarda. São muitas as conquistas em um momento crucial que o país vive. É preciso ter a consciência de que o Brasil vale cada esforço”, afirmou.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Antonio Toledo, o Toninho da Sorveteria, e os vereadores Cássio Capellari, Du Sorocaba, Robinho, Branco, Giuliano Antonelli, Gilberto Vieira, Ondina Daniel e Joyce Benevides, além do general do Exército João Camilo Pires de Campos, capitão Ricardo Bessa, comandante da Polícia Militar em São Pedro; Ricardo Migatta, comandante do Corpo de Bombeiros de São Pedro; Ernesto Braganholo, presidente da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) e os secretários municipais Miriam Souza (Saúde), Cleia Rivero (Educação), Pedro Aguiar (Governo) e Clarissa Quiararia (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer).

VALORES – Nas apresentações feitas pelas escolas, foram destacados valores como amor, respeito, inclusão, diversidade. A tradição também teve espaço garantido. Um exemplo foi a Escola Estadual José Abílio de Paula, que lembrou no desfile seus 70 anos. Além de alunos atuais, desfilaram os veteranos do JAP, como Villela, que estudou na instituição de 1956 a 1962.

A conscientização ambiental foi outro de destaque, assim como atividades esportivas, fanfarras e cuidados com as crianças. “Vacinar é um ato de amor”, lembraram os alunos da Emeb Halina Buba Baldon.

Também participaram do desfile o Tiro de Guerra de São Pedro, Grupo Escoteiro Japopici, Grupo Desbravadores,Clube do Fusca de São Pedro, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros de São Pedro, Projeto de futebol Flamengo de São Pedro, Amigos do Jeep, Motoclube Rota 304 e Rancho do Kajuba.

 

 

Translate »