Nossa cidade


Estância de São Pedro:

Bela por natureza, acolhedora e cheia de desafios

Tradicionalmente conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade em proporcionar experiências inesquecíveis faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro. Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista, a cidade de pouco mais de 32 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri. Ao mesmo tempo que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por milhares de aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e, principalmente, tomar banhos de cachoeira.

Com sua área urbana cortada pelos ribeirões Pinheiro e Samambaia, São Pedro é berço do Rio Jacaré Pupira. Está a 580 metros do nível do mar e tem a seu favor um clima ameno e agradável que dura quase o ano todo. No alto da serra as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde.

É lá na serra que também fica o penhasco Cruzeiro do Facão, a destilaria da famosa Cachaça da Diretoria, o antiquário Vila Del Capo, a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano, e também a centenária Igreja Presbiteriana Boa Vista do Jacaré – uma das primeiras do Brasil.

Além da Rampa de Voo Livre, que recebe centenas de parapentistas aos fins de semana, a estância é conhecida pelos mais belos cartões postais da região: o Parque do Cristo Aureliano Esteves, onde fica a estátua do Cristo, e o Parque Ecológico Marcelo Golinelli, onde existem os decks para o turista observar parte da cuesta e até avistar municípios vizinhos, como Piracicaba e Rio Claro.

Entre os atrativos culturais e históricos que fazem toda a diferença na história da cidade, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer destaca do Museu Gustavo Teixeira, que leva o nome de seu filho e poeta maior. No Boulevard Dona Hermelinda há uma feira de artes e artesanatos com o melhor da produção local. Já a Feira do Produtor, que acontece todas as manhãs de sábado, no bairro Santa Cruz, os moradores da área rural comercializam produtos hortifrutigranjeiros, queijos, doces artesanais – e também tem moda de viola para acompanhar.

Ainda na zona urbana é possível fazer caminhada e exercícios físicos no Parque Maria Angélica Manfrinato. Além do clima agradável produzido por diversas espécies de árvores, tem um belo lago onde ficam os marrecos e cisnes que fazem a alegria da criançada. Há também quiosques, fonte de água mineral, playground e também a loja da Associação de Artesãs de São Pedro, Art´s Trama.

Entre os principais eventos do calendário anual, São Pedro é conhecida pelo tradicional Carnaval da Família, a encenação da Paixão de Cristo, quermesses de São José, Santo Antônio e São Pedro, Desfile de Cavaleiros, o Encontro de Motociclistas, a Semana Gustavo Teixeira, e também as atrações musical e cultural no mês de Natal e período de férias escolares.

Para abrilhantar tudo isso, a gastronomia é marcada desde luxuosos jantares servidos nos hotéis, como simples comida caipira feita em fogão à lenha nos restaurantes e pousadas. E para quem gosta da sobremesa, o doce de Jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro, é algo que o turista não pode deixar de experimentar.

Mais informações sobre a Estância de São Pedro, como locais para se hospedar, bares, restaurantes e pontos turísticos podem ser encontrados no site www.saopedro.com.br 

 

Também estamos no www.facebook.com/prefeituradesaopedro

      

 

 

Feriados municipais de São Pedro:

• 22 de fevereiro – Aniversário do Município

• 29 de junho – Dia de São Pedro, padroeiro da cidade

• Corpus Christi

• Sexta-feira da Paixão

• 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, em homenagem à data de aniversário de morte de Zumbi dos Palmares.

 

Índices Físicos e Geográficos
Clima: Seco
Altitude: 580m
Alto da Serra: 950m
Temperatura Max.:  32º C.
Temperatura Min.: 12º C.
Índice Pluviométrico: 1.175,5 mil/ano
Ventos Predominantes: Sudeste
Topografia: zonas montanhosas, planícies e de baixadas.
Ribeirões: Araquá, Jacaré Pepira, do Meio, da Barra, Vermelho, Tabarana, Pinheiro e Samambaia (esses dois últimos cortam a cidade)
Superfície: 596 km2 (24.710 alqueires ou 59.600 hectares)

Limites:
Norte: Itirapina e Torrinha Leste: Charqueada Oeste: Santa Maria da Serra Sul: Piracicaba

 

 

Índice Habitacional
Número de Habitantes: 31.662 (
Censo 2010)

Zona urbana: 26.607 habitantes

Zona rural: 5.055 habinantes

Copyright® 2014 - Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade - Desenvolvido por SINO Informática
Rua Valentim Amaral, 748 - Centro
São Pedro - SP - CEP: 13520-000
Telefone: (19) 3481-9200 - FAX: (19) 3481-9200
E-mail: contato@saopedro.sp.gov.br